Madagascar 2, esse foi o filme analisado na última sexta-feira (12/11) no Centro de Formação Amarante como parte do Projeto de Leitura Crítica de filmes. Na oportunidade estiveram presentes integrantes de diferentes comunidades e também de idades diferentes, o que tornou mais interessante a discussão com olhares distintos.
O filme em questão apresenta diversos pontos positivos com a abordagem da união, companheirismo, família e amizade como temas centrais. Apresenta, dentre outros, a confiança e auto-estima como valores.
Porém no mesmo filme podemos encontrar, ambição, ciúme, intolerância e perversidade como contra valores. Fica visivelmente claro que a linguagem utilizada no filme é inteiramente adulta.
No filme é possível encontrar uma velhinha de personalidade forte que em um determinado momento projeta a sombra da estátua da liberdade, representando assim a suposta força e vigor que os Estados Unidos possui.
Em outro momento o fato do Leão Alex ter que dizer para os seus pais que não é um leão como os outros mas sim um leão dançarino , faz uma alusão ao modo como um adolescente conta aos seus pais que é homossexual.
De maneira semelhante o casal do final do filme, Glória e Melman, uma hipopótamo e uma girafa, tendem a representar um casal de sexualidades distintas.
Enfim, quando assistimos Madagascar 2 como pessoas comuns o filme é realmente muito engraçado, porém quando assistimos com um olhar católico notamos que não é esse o tipo de filme que queremos para nossas crianças. É um filme extremamente violento e que foge dos princípios morais e éticos pregados pela nossa igreja.
O nosso próximo encontro será realizado no dia 03 de dezembro às 19h no Centro de Formação Amarante, nesta data iremos analisar criticamente o filme Os Sem Floresta, contamos com a sua presença.