quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Análise do filme Os Sem Floresta



Na ultima sexta, dia 4 de dezembro, encerrando o Projeto de Leitura Critica dos Meios de comunicação em 2010, a Pascom Paroquial exibiu o filme Os Sem-Floresta, dos estúdios Dreamworks. Apesar da aparência, a obra tem como proposta algo muito diferente do que é exibido. Muitos se enganam ao pensar que sua temática é sobre ambientalismo, já que questões acerca do aquecimento global e afins estão em voga na mídia. Na verdade a história quer falar sobre o consumismo em geral.


Tudo começa quando um grupo de animais que acabou de acordar da hibernação, se vêem cercados por uma grande cerca de arbustos sem saber o que está por trás dela. Ao atravessarem descobrem que enquanto dormiam a floresta estava sendo invadida por humanos que construíram um enorme condomínio de luxo. Por conta disso, o espaço geográfico deles diminuiu e consequentemente a comida também estava escassa. Com a ajuda de um guaxinim muito esperto, eles tentam se infiltrar na comunidade dos humanos na tentativa de roubar a comida deles, que por sinal é enlatada e industrializada. Mas o líder do grupo, uma tartaruga honesta não aceita que os amigos aceitem essa proposta pois eles poderiam se dar muito mal. E em meio a essas discussões e diversão esta é a história deste filme muito legal.


Depois da exibição do filme, os convidados responderam a algumas perguntas para reflexão:


1. Quais os temas ou assuntos levantados no filme?


R- Família, amizade.


2. Qual o personagem que mais lhe chamou a atenção?


R- A tartaruga. Porque ela tinha a preocupação com grupo que era uma família, tinha discernimento e era muito honesto.


3. Quais os valores apresentados pelos personagens?


R- O valor da família, união, honestidade e arrependimento ( mudança de vida)


4. Quais os contravalores apresentados pelos personagens?


R- Apelo ao consumismo, destruição da natureza, egoísmo, abuso de poder (demonstrada pela síndica do condomínio)


E alguns comentários sobre o filme foram postos em partilha:


· A tartaruga por ser um personagem “certinho” era colocado no grupo como um “chato”. Em nossa sociedade, acontece o mesmo quando colocamos nossos princípios a frente de alguma coisa, sofremos discriminação, somos chatos, caretas.


· O filme trata da importância da família e do companheirismo. Se até os animais do filme se unem, por que nós humanos também não nos unimos para realizar o bem?


· RJ já estava se parecendo com o urso que era um animal sozinho e egoísta, então ele percebeu que não era isso que ele queria, pois na vida todos precisam de alguém, precisam de amigos. Hoje temos exemplos os grandes condomínios, onde as pessoas se isolam cada vez mais vivendo em seu próprio mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário