quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Oficina de Leitura Crítica dos Meios de Comunicação



No último sábado (15/08), foi realizado um encontro no Centro de Formação Amarante com o objetivo de se fazer uma análise crítica de desenhos animados transmitidos pela TV para as nossas crianças. O encontro teve a participação de 30 pessoas das pastorais catequética, juventude e família, além dos agentes da Pascom.

O evento foi ministrado pela jornalista Fernanda Santana - apresentadora do programa Chão e Paz ( TVE) e assessora de imprensa da Arquidiocese de Salvador.

Os meios de comunicação foram criados para facilitar a comunicação entre as pessoas. São formas de se comunicar. Hoje se expandiram e se tornaram grandes indústrias, redes de negócios, visando o lucro. Vendem confiança, credibilidade, imparcialidade, diversão e lazer.

Estamos comprando uma idéia ao consumirmos tal “produto”. Mas nunca gastamos com isso, pois a programação da TV aberta é gratuita. Quem sustenta os gastos dos veículos de comunicação são os anunciantes. Quanto maior a audiência do programa, mais caro os anunciantes pagarão.

Temos que questionar aquilo que vemos. Precisamos conhecer os mecanismos para termos uma leitura mais verdadeira, mais crítica. A imprensa é falha e é suscetível a erros. Por isso, ao assistirmos à televisão, temos que estar atentos ao que ocorre e, não ficar hipnotizados.

Fernanda destacou a importância dos pais ou pessoas próximas estarem acompanhando o que as crianças estão assistindo. Segundo a jornalista é fundamental que seja selecionado por estes adultos o conteúdo que os pequenos devem absorver.

O Pica Pau, por exemplo, é um personagem que sempre está aprontando o no final da história ele nunca sai prejudicado, ou seja, sempre se dá bem। Isso com certeza não é um fator positivo no processo de aprendizagem das crianças. Elas precisam saber que não é legal conseguirmos algo que queremos prejudicando ou levando vantagem sobre o próximo.



Uma das análises feitas foi sobre o desenho animado dos anos 60, “Os Flinstones”। Uma leitura crítica denuncia o machismo escondido do personagem Fred em relação ao personagem Vilma, que muitas vezes apresenta uma certa submissão ao fazer tudo o que ele pede, mesmo reclamando, e quando se esquece de algo, ainda tem que pedir desculpas. O machismo era um fator muito forte na época, e o desenho animado era uma forma de influenciar as crianças.


É de extrema importância que não deixemos de ser cristãos na hora de assistir televisão, temos que fazer com que nossas escolhas sejam pautadas na figura de Cristo, afinal os valores cristãos influenciam a nossa maneira de viver com os outros.

Ao final do encontro chegou-se a conclusão de que é de suma importância valorizar mais as opiniões das pessoas e um pouco menos os meios de comunicação, sempre dando audiência para quem merece e quando necessário organizar-se e manifestar-se contra alguma irregularidade.

Você também pode analisar criticamente o que seu filho está assistindo, basta responder para você mesmo estas quatro questões:



1. Quais temas ou assuntos são levantados nesta cena?
2. Quais valores esta cena apresenta sobre estes temas?
3. Quais valores a respeito deste mesmo tema nós defendemos?
4. Os valores apresentados na cena e por nós estão de acordo com os princípios cristãos, éticos e de cidadania?








Um comentário:

  1. Gostei muito do encontro.. e espero q com isso possamos abrir a mente de muitas pessoas com relação a TV q é o meio de comunicação mais utilizado por todos. Muito boa a iniciativa da Pascom...
    beijo

    ResponderExcluir