quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Análise Crítica, Caminho das Índias



Com a participação de integrantes das comunidades da Paróquia de São Gonçalo do Retiro, foi realizado no último sábado (19/09), mais um encontro no Centro de Formação Amarante.


O tema deste mês foi a novela Caminho das índias, da novelista Glória Perez, que terminou no dia 12 de setembro, mas que deixou muitas lacunas no ar. A novela retratava, principalmente, sobre a cultura indiana que se baseia na divisão das castas (classes), o preconceito aos dalites (que são a menor casta) e seus costumes. Mas na vida real, existem muitas contradições com relação à novela.


A Índia ainda é um país subdesenvolvido e superpopuloso. O índice de analfabetismo é imenso e a autora não quis mostrar esse lado sombrio na história. A idéia era exibir um pouco da cultura que muitos não conheciam, os trajes, comidas típicas e muita dança. Alguns dialetos locais viraram bordões como Are Baba, Acha, Tchai, entre outros.


Saindo da Índia, a autora abordou temas bem polêmicos como a esquizofrenia, a discriminação aos dalites, a psicopatia, os pitboys. Glória Perez já vem mostrando em suas novelas temas sociais desde que sua filha, a atriz Daniela Perez, foi assassinada.


Através de uma dinâmica os participantes do encontro foram divididos em duplas para que pudessem se conhecer melhor. Logo em seguida todos assistiram duas cenas na novela, a primeira abordava mais uma das irresponsabilidades cometidas pelo jovem Zeca, já a segunda mostrava a super proteção de Melissa com relação ao seu filho Tarso.


Depois da exibição dos vídeos, duas equipes, com seis participantes cada, discutiram o que puderam observar em cada cena, lembrando que toda a análise foi feita sempre com um olhar cristão.

Após alguns minutos de discussão, um representante de cada grupo expôs para os demais as conclusões obtidas dentro do seu respectivo grupo. Assim, todos puderam concordar, discordar ou acrescentar opiniões sobre as cenas assistidas.



1. Zeca (Duda Nagle) e sua turma de amigos fazem uma baderna no bar da Dona Ashima (Mara Manzan). O pai dele (Antonio Calloni), por sua vez, apóia tudo o que o filho faz aceitando o que ele vem fazendo, exemplificando a falta de limites. A única sensata, na historia, foi Suelen (Juliana Alves) que fez uma denúncia a polícia, em um ato de coragem que hoje em dia muitos tem medo.






2. Melissa (Christiane Torloni) não consegue acreditar que seu filho Tarso (Bruno Gagliasso), ficou esquizofrênico. Tenta de todas as maneiras esconder esse problema de todos e dela mesma.




Utilize o questionário abaixo para fazer a sua própria análise crítica sobre as cenas observadas.

Questionamentos

1. Quais temas ou assuntos são levantados nesta cena?
2. Quais valores esta cena apresenta sobre estes temas?
3. Quais valores a respeito deste mesmo tema nós defendemos?
4. Os valores apresentados na cena e por nós estão de acordo com os princípios cristãos, éticos e de cidadania?

Nenhum comentário:

Postar um comentário