quinta-feira, 24 de setembro de 2009

O verdadeiro Caminho das Índias - A novela que a Globo não passa


A novela Caminho das índias terminou, mas merece uma reflexão sobre alguns assuntos retratados na novela, inclusive sobre o verdadeiro caminho das índias que a Globo não mostrou como, por exemplo, o Rio Ganges.

O rio onde são gravadas algumas cenas da novela representa o Rio Ganges, que é sagrado para os hindus. Nesse rio os hindus tomam banho, fazem rituais, lavam os rostos, as roupas e lançam os corpos dos mortos sendo cremados em cima de balsas de madeira.

As pessoas mais pobres, que são a maioria, não podem comprar madeira suficiente para queimar os corpos de seus mortos, sobrando assim os restos mortais dos mesmos que ficam boiando pelo rio. As vacas são consideradas sagradas, e por isso quando morrem, também são jogadas no rio.

A rede Globo, obviamente nunca iria mostrar um lugar como esse. Como o mundo deve ser representado de forma bela pelas novelas globais, o Projac foi adaptado para que um falso rio Ganges pudesse ser filmado. Como? Eles fizeram uma escadaria, uma piscina e um Chroma Key ao fundo que o computador coloca efeitos da paisagem. “Até o Rio Ganges e suas escadarias estão sendo reproduzidos, numa área de 2 mil m², dentro de um lago no Projac, está é a segunda cidade cenográfica. As gravações já acontecem e o “O maior desafio foi extrair a essência da Índia, para que não ficasse algo óbvio e estereotipado”, diz o cenógrafo.”


Seria essa cultura ensinada o reflexo de uma verdadeira cultura indiana, ou apenas uma farsa, maquiada de acordo com interesses da Globo?



Ganges criado pelo Projac:


Rio Ganges verdadeiro:




Um pouco diferente, né?

Nenhum comentário:

Postar um comentário