sábado, 18 de setembro de 2010

Mensagens Subliminares

Mensagens subliminares nos bombardeiam continuamente. Servem para isso todos os meios de comunicação: livros, revistas, TV, rádio, música, internet, videogames, histórias em quadrinhos, outdoors, posters, panfletos etc. Segundo o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, em psicologia, subliminar é aquilo “que não ultrapassa o limiar da consciência, que não é suficientemente intenso para penetrar na consciência, mas que, pela repetição ou por outras técnicas, pode atingir o subconsciente, afetando emoções, desejos, opiniões”.

Definição


É o tipo de mensagem que não pode ser captada diretamente pelos sentidos humanos. “São usadas quase que sempre para fins publicitários, e resumem-se na tentativa de passar uma informação ou idéia para um grupo de pessoas, de uma maneira abaixo do nível do consciente."


O que hoje consideramos subliminar?


Atualmente o termo subliminar tem sido usado com um sentido diferente da sua definição original. O termo subliminar vem sendo empregado como um sinônimo (ou, também incluindo o conceito) de subentendido. Pode ser subentendida toda mensagem que não está expressa de forma imediata, tendo seu significado implícito. Ela pode ser percebida diretamente por dedução, associação ou análise de contexto. Mensagens subentendidas não estão abaixo do limiar de percepção. (Se estivessem, nunca poderiam ser percebidas de forma consciente.) Mas podem ser apresentadas de uma forma muito sutil, tornando difícil a associação.


Exemplos:


· Mensagem em texto

Votei no fulano devido à sua plataforma

de governo. Educação, saúde e cadeia pra ladrão.

· Mensagem em pinturas:

Silhueta de Napoleão. Não é necessariamente uma mensagem subliminar, mas não deixa de ser um exemplo de como ela pode aparecer.








O casal e o bebê. O bebê está representado subliminarmente através da árvore e seus galhos. Perfeito, eu diria. Note a idéia que a pintura passa, junto dessa "mensagem subliminar": o casal está junto e abraçado, mostrando união e companheirismo, olhando o que seria seu futuro, um belo e tranqüilo horizonte. E quem faz parte desse belo e tranqüilo horizonte? O bebê que está por vir.




Revista Cláudia. A Revista Cláudia traz na capa uma técnica subliminar muito difícil de ser utilizada. Poderíamos afirmar que a intenção do editor seria mostrar aquilo que a revista gostaria de publicar, porém – sem se comprometer. Trata-se de uma foto de Letícia Spiller que, num primeiro momento, passa a impressão de estar fumando um ‘baseado’ ou ou cigarro de maconha. O tema da capa trata sobre a “Descriminalização da Maconha” e, no entendimento do Prof. Vicente, a idéia é criar uma empatia entre a atriz, conhecida pela personalidade forte e carismática, com a proposta da discussão, que é o editorial da revista: – a descriminalização da droga.

· Propanda: Coca – cola

A Coca-Cola fazendo uma de suas propagandas, neste caso a de um produto light, para passar a mensagem que ela queria, bota o liquido saindo da garrafa em forma de uma mulher nua e com um corpo perfeito.



· Filmes

O TODO PODEROSO

Carrey, faminto(como se Deus estivesse sujeito às necessidades humanas...), pede à atendente uma sopa de tomates. Quando ela lhe entrega o prato com a sopa vermelha, Carrey "testa" os seus poderes ilimitados, satirizando o evento bíblico em que Moisés realizou, através do poder de Deus, a abertura do Mar Vermelho para que seu povo pudesse escapar do Egito.




Carrey levanta suas mãos e, sob uma grande ventania que se inicia dentro da lanchonete, faz com que a sopa de tomates, dentro do prato, se divida como o Mar Vermelho se dividiu.





Madagascar 1

Marty depara-se com um grupo de pingüins que, ao tentar fugir do zoológico, acabam entrando em seu cercado. Desencadeia-se aqui um diálogo sobre liberdade, natureza e fuga. Marty fica curioso e empolgado com a idéia de conhecer a natureza e comenta com seus amigos a conversa que houve entre ele e os pingüins. Durante a realização dessa cena aparece ao fundo um luminoso onde é possível ler “ESSEX HOUSE”, cujo objetivo claro é de fazer a propaganda dessa luxuosa rede de hotéis litorâneos dos Estados Unidos tendo como sede o endereço: 1001 avenida de Collins, praia de Miami, Florida 33139, segundo o site www.essexhotel.com. Esse detalhe é muito importante, uma vez que a rede de hotel localiza-se em Miami e o enredo do filme tem como cenário a cidade de Nova York. Nesta saída, ao andar pelas ruas da cidade de Nova York, o animal passeia entre dezenas de propagandas em outdoors e letreiros luminosos, e um deles (por sinal, o maior) refere-se ao refrigerante Coca-Cola da companhia norte- americana The Coca-Cola Company - uma empresa que tem mais de 203 produtos, em mais de 200 países - por que razão uma rede com tamanho alcance mundial iria fazer propaganda de seu produto em um filme infantil?

Madagascar 2

Uma velhinha de personalidade forte que tem a silhueta de sua própria sombra a estátua da liberdade. Isso representa que os Estados Unidos têm como qualidades a característica da senhora: força e vigor. Ainda na parte política o filme deixa claro a quem o assiste que a África é um poço de diamantes e ouro, com potencial a ser explorada.

O Próximo encontro acontecerá na sexta – feira dia 1º de outubro no Centro Amarante às 19h com a exibição do Filme Madagascar 01.

O Projeto de Leitura Crítica é aberto a todos os Agentes da Pascom e de pastorais das comunidades paroquial. Entrada Franca.

3 comentários:

  1. foi mito lesgal,eta imgi subilmiurinare du magadascar,eu nun saba disto,nuca vou atistir magadascae

    ResponderExcluir
  2. 真的很酷消息,例如马达加斯加

    ResponderExcluir
  3. tudatalatti üzenetek valóban hűvös van !!!!!!!!!!!!!!!!!!!! szerzett...

    ResponderExcluir