segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Análise do filme Madagascar 2


Madagascar 2, esse foi o filme analisado na última sexta-feira (12/11) no Centro de Formação Amarante como parte do Projeto de Leitura Crítica de filmes. Na oportunidade estiveram presentes integrantes de diferentes comunidades e também de idades diferentes, o que tornou mais interessante a discussão com olhares distintos.

O filme em questão apresenta diversos pontos positivos com a abordagem da união, companheirismo, família e amizade como temas centrais. Apresenta, dentre outros, a confiança e auto-estima como valores.

Porém no mesmo filme podemos encontrar, ambição, ciúme, intolerância e perversidade como contra valores. Fica visivelmente claro que a linguagem utilizada no filme é inteiramente adulta.
No filme é possível encontrar uma velhinha de personalidade forte que em um determinado momento projeta a sombra da estátua da liberdade, representando assim a suposta força e vigor que os Estados Unidos possui.

Em outro momento o fato do Leão Alex ter que dizer para os seus pais que não é um leão como os outros mas sim um leão dançarino , faz uma alusão ao modo como um adolescente conta aos seus pais que é homossexual.

De maneira semelhante o casal do final do filme, Glória e Melman, uma hipopótamo e uma girafa, tendem a representar um casal de sexualidades distintas.

Enfim, quando assistimos Madagascar 2 como pessoas comuns o filme é realmente muito engraçado, porém quando assistimos com um olhar católico notamos que não é esse o tipo de filme que queremos para nossas crianças. É um filme extremamente violento e que foge dos princípios morais e éticos pregados pela nossa igreja.

O nosso próximo encontro será realizado no dia 03 de dezembro às 19h no Centro de Formação Amarante, nesta data iremos analisar criticamente o filme Os Sem Floresta, contamos com a sua presença.

2 comentários:

  1. Que ridiculo voceis ñ tem uma coisa melhor pra fazer ñ hem meu Deus eu morro e ñ vejo tudo meus queridos o filme madagascar é otimo todo mundo gosta voceis tão contando com a nossa ajuda? hum fala cerio voceis vão esperar la na nesse centro de formação porcaria de Amarante de voceis pq niguem vai dizer nada aqui nessa porcaria de saite entrei so pra criticar mesmo como voceis percebem vão casar o que fazer pq voceis estão so perdendo o tempo de voceis queridinhos pq o filme madagascar mostra muintas coisas importante voceis estão assim com essa revolta toda pq voceis ñ sabem trabalhar em equipe, como o filme representa a motivação, como encarar o medo,liderança,atitude, a forma de como se adaptar em certo lugar se voceis ñ gostaram problema de voceis nos que gostamos ñ temos nada haver com essa porqueira de texto imenso que voceis fizeram vão tomar............................................................................................................................................................................................................................................................................................. se voceis não sabem lhe dar com as pessoas eu cinto muinto vão procurar uma coisa mais util pra fazer ta xau.

    ResponderExcluir
  2. Aprenda a escrever primeiro analfabeto

    ResponderExcluir